Jandaia coquinho (Aratinga aurea) - Filhote
Nome popular: Jandaia coquinho / periquito rei
Nome científico: Aratinga aurea
(*)
Tamanho: 27 cm
Capacidade de reproduzir a fala humana: baixa
Potencial pet: alto
Vocalização: baixo
Porte: pequeno
Fase: filhote
(*)Área de ocorrência: Presente principalmente da margem sul do rio Amazonas até o Paraná. Ao norte do rio Amazonas ocorre apenas em algumas regiões, como Faro (no Pará) e no Amapá. Encontrado também desde as Guianas até o leste da Bolivia, extremo leste do Peru e norte da Argentina.
Todas as aves do grupo dos Psitacídeos (bico curvo) possuem grande capacidade de interação, alguns mais e outros menos, o que é um dos principais atrativos para serem criados como animais de estimação.
Os papagaios e araras possuem alta capacidade em reproduzir a fala humana, as maritacas e curicas tem média e as jandaias, tiribas e lóris baixa capacidade. Independente desta habilidade de fala, todas as espécies conseguem imitar sons, como assobios e hinos.
É importante destacar que a fala nestas aves é resultado de estímulo e condicionamento, caso estes não sejam feitos do modo correto, a ave pode, inclusive, vir a não falar.
Da mesma forma que a fala depende de condicionamento, a docilidade e a liberdade que o proprietário pode ter ao manuseá-la também dependem deste fator. Ao adquirir o animal ainda filhote, na fase de maior dependência alimentar (recebendo papinha no bico), fica mais fácil de amansar e é estabelecido um vínculo maior com quem concede os cuidados.
É importante destacar que o som emitido por essas aves, varia de acordo com as espécies e o horário do dia, geralmente vocalizam mais no início da manhã e final da tarde. Esse habito de vocalizar pode ser amenizado com condicionamento e recinto adequado.
*Detalhes sobre o pagamento, frete e entrega, consulte o menu Informações.